DIANTE DO COMPUTADOR
- Se estás muito tempo diante do ecrã do computador, poderás ter alguma perturbação como o olhar nublado, dor de cabeça, sensação de ardor nos olhos, lacrimejar.
- Fixando um ecrã iluminado, diminui o ritmo com que se fecham e abrem os olhos.
- Graças a este movimento involuntário, os olhos são lubrificados; oxigenados e limpos pelo líquido de que são formadas as lágrimas.
- A luminosidade do ecrã deve ser mais elevada 3 ou 4 vezes a luz da sala onde trabalhas. As janelas e as outras fontes de luz devem ser laterais, isto é, vir de lado e nunca a incidir sobre o o ecrã.
- Os caracteres do monitor, isto é, o tamanho da letra devem ter uma boa definição. Por isso utiliza letras grandes que exigem pouco esforço dos olhos. No final do trabalho, não custa nada escolheres o tipo de letra final. O mesmo se pode dizer a respeito dos desenhos, fotografias ou outros trabalhos.
- Se tens de estar a trabalhar ao computador durante muito tempo, interrompe de vez em quando o teu trabalho, para descansares a vista.
- Se tens dificuldade em adormecer, isto é, sofres de insónia, não trabalhes no computador antes de te deitares. Opta por leituras interessantes e leves, ou escuta música apropriada.
1 comentário:
Parabéns pelo «IN FORMANDO» Drª Ivone. Está muito interessante e é bastante útil. Vou divulgá-lo no «Meu Espaço EVT» (www.evisual5.wordpress.com)
Se achar útil pode divulgar este meu blog junto dos colegas de EVT.
Continuação do excelente trabalho.
Um abraço do Luis Bragado.
Enviar um comentário