CAIXA DE PERGUNTAS
Como se pode evitar o cancro da mama?
O cancro da mama é um tumor maligno do seio que afecta principalmente as mulheres.
Os homens também podem ser afectados, mas trata-se de casos muito raros.
Não se pode evitar, mas se fizer um exame do seio com regularidade, será possível descobrir a doença precocemente e aumentar as suas possibilidades de cura.
Actualmente, na maioria dos casos, pode ser descoberto relativamente cedo, graças à autopalpação e à mamografia feitas periodicamente.
Este tipo de tumor, torna-se mais frequente com a idade, sendo mais frequente nas pessoas com idades na casa dos 50 anos. As formas tardias têm um desenvolvimento menos rápido.
Sintomas:
- nódulos na mama;
- qualquer deformação da mama;
- irregularidade da pele;
- dores na mama;
- chagas em volta o mamilo;
- secreção do mamilo;
- emagrecimento;
- fadiga;
- palidez.
A causa directa ainda não é conhecida. O risco de ser afectado por cancro da mama aumenta com a idade e se outras pessoas da família já foram afectadas. Para além disso, os riscos são maiores se uma mulher foi fértil durante muito tempo, isto é, se o tempo entre a primeira ovulação e a menopausa foi muito longo. A amamentação parece ter efeito preventivo. O nível de estrogénio, a hormona feminina, provavelmente tem a sua importância na formação do cancro da mama. Vários factores ligados ao ambiente também podem exercer influência.
Sem comentários:
Enviar um comentário