2011/06/13

CAIXA DE PERGUNTAS


«Um rapaz de 20 anos gosta de mim e eu tenho 15 anos, o que faço? Ele mexe comigo!»



Temos amigos e amigas, o que é bom! E depois, de repente, há uma certa pessoa que nos faz sentir diferentes sempre que estamos perto “dela”- ficamos nervosos, extasiados, felizes, afogueados, o coração bate mais depressa ou parece dar um salto, transpiramos, ... sentimos muitas coisas ao mesmo tempo. Achamos essa pessoa diferente de todas as outras: mais bonita, mais simpática, mais tudo.

Quando dizes que ele “mexe comigo”,provavelmente pensas nele o tempo todo, tens vontade de o ver todos os dias e ficas super excitada quando sabes que se vão encontrar Na realidade, se notas em ti estes sintomas significa que... estás apaixonada.

Sê natural e mostra-te como tu és. Para tal é preciso que te aceites sem disfarces ou desculpas e assumas aos teus defeitos como fazendo parte de ti. Depois, se a partilha de alegrias e tristezas for feita com base no respeito e na liberdade de expressão conquistarás a sua amizade e reforçarás certamente o seu amor…

Depois… não deixes as coisas andarem demasiado depressa!...

Há muitas formas de mostrar afecto sem ter ou adiando as relações sexuais. Algumas das razões para dizer "não" ou adiar poderão ser:

 falta de tempo para desenvolver uma amizade;

 medo de não estar preparada/o;

 querer esperar até ao casamento;

 medo da violência;

 respeito pela opinião dos pais;

 respeito por ti própria/o;

 medo de engravidar;

 riscos de IVH (vírus da sida)/DSTs (doenças sexualmente transmissíveis).

Não cedas à chantagem emocional. Se nalgum momento tiveres dúvidas, se não te sentires preparada, diz NÃO. Ninguém tem o direito de te obrigar a fazer o que não queres.

Nunca é fácil dizer não a uma pessoa de quem se gosta: há o medo de magoá-la e de perdê-la. Mas, se na verdade ele gostar de ti… vai respeitar a tua vontade!

Sem comentários: