2009/05/21

CAIXA DE PERGUNTAS
O que é o "sexo seguro"?
O único tipo de sexo que é 100% seguro é não praticar sexo.
Optar por não ter relações sexuais não significa que não possas desfrutar e ter intimidade com o teu parceiro, significa sim que estás a prevenir qualquer hipótese de vir a contrair o vírus do HIV.
Mas, se praticas sexo, existem maneiras de o tornar muito mais seguro.Para se estar a "salvo" da infecção por HIV, não pode haver troca de certos fluidos corporais - sangue, secreções vaginais e sémen (incluindo o líquido pré-ejaculatório). Por outras palavras, estes fluidos não podem entrar na corrente sanguínea. Pequenos cortes vulneráveis e feridas existem um pouco por todo o corpo, em especial no pénis e no interior da boca, na vagina e no anus, onde a pele é muito sensível. Isso significa que precisas de uma barreira física para te protegeres a ti e ao teu parceiro/a de infecções. Por isso, antes de te despires (mesmo para praticar sexo oral) procura a protecção certa.
  • Preservativos: Usa preservativos para a penetração vaginal e anal, bem como para o sexo oral com um pénis. Os preservativos devem ser feitos de látex ou poliuretano. Os preservativos de tecido animal não oferecem uma protecção adequada contra o HIV.
  • Preservativos femininos: Caso esteja disponível na tua área, o preservativo feminino é outro meio eficaz de protecção contra o HIV, durante a penetração vaginal.
  • Barreiras de látex: Utiliza este quadrado de látex ou poliuretano, para o sexo oral-genital ou oral-anal.
  • Existem ainda outros meios de ter intimidade sem colocar em risco a própria saúde ou a do parceiro. Masturbar-se em conjunto (mantendo os fluidos para si próprio), fazer massagens, falar sobre sexo e tocarem-se mutuamente sobre a roupa são actividades seguras. Com alguma criatividade, podes encontrar outras maneiras de dar prazer ao teu parceiro sem que nenhum dos dois corra riscos. Fala com o teu parceiro sobre a SIDA.

Sem comentários: