2008/05/11

Quais as doenças que afectam mais os portugueses?

Apesar de mais comuns a partir dos 45 anos, as doenças cardiovasculares são resultado da combinação de factores de risco - como tabagismo, colesterol alto, diabetes e pressão alta – vivenciados durante anos e anos.

A prevenção deve começar cedo, pois muitas vezes não aparecem sintomas e a detecção da doença é tardia .

A melhor forma de prevenir ou adiar ao máximo o surgimento de doenças cardiovasculares é levar uma vida saudável. Os cuidados começam com a alimentação, que deve privilegiar vegetais, cereais, frutas e gordura vegetal.

Praticar exercícios físicos regulares é o segundo passo para cuidar da saúde do coração. A actividade física beneficia o controle da pressão arterial, do colesterol e também da glicose, além de ajudar a emagrecer. Está comprovado cientificamente que as pessoas que fazem de vinte a trinta minutos de exercícios físicos diários vivem mais e melhor. As actividades mais indicadas são as aeróbicas, como caminhadas, natação e ciclismo.

Além desses cuidados no dia-a-dia, todas as pessoas - mesmo as que se sentem absolutamente saudáveis - devem visitar o consultório médico com regularidade: uma vez por ano, por exemplo. Não se deve aguardar o aparecimento de problemas. O velho ditado é ainda o mais apropriado: prevenir é o melhor remédio - principalmente para o coração.

Sem comentários: