2010/06/16

Como se apanha diabetes?
A Diabetes Mellitus é uma doença cuja características mais significativa é uma insuficiente secreção de insulina pelo pâncreas originando dificuldades no consumo celular da glicose, que se vai acumulando no sangue, e, em consequência aparece na urina. É uma doença hereditária, no entanto é desencadeada por factores não herdados, como o excesso de peso e uma alimentação desequilibrada, excessivamente rica em gorduras e doces e pobre em legumes e fibras.
Há dois tipos de diabetes. A diabetes tipo I, ou juvenil, ou insulino-dependente e a diabetes tipo II, do adulto, ou não insulino-dependente. A primeira ocorre geralmente antes dos 40 anos e dá-se por falência do pâncreas, que deixa de produzir insulina suficiente. Pensa-se hoje que a causa será a ocorrência de um vírus (algumas crianças desencadeiam a diabetes a seguir ao sarampo, à varicela ou a uma simples gripe), que depois desencadeará no pâncreas uma reacção imunológica com autodestruição pelos próprios anticorpos do indivíduo.
Na diabetes juvenil o tratamento consiste na administração de insulina, tantas vezes ao dia quantas necessárias para manter a glicemia (quantidade de açúcar no sangue) em valores normais, o que actualmente se pode controlar por métodos fáceis em casa. Quanto à dieta tiram-se apenas os doces e o resto é livre, mas distribuído em várias pequenas e médias refeições diárias.
A diabetes do adulto requer uma dieta mais rigorosa, em que para além dos doces, se limitam as quantidades dos hidratos de carbono em geral (pão, batatas, arroz , fruta, etc.) e das gorduras, mantendo-se as várias refeições diárias. Muitas vezes basta isto para o doente perder peso, regularizar a sua glicemia e descer a sua tensão arterial, no caso de hipertensão.
Nem todas as diabetes são iguais. A diabetes que surge na criança ou no jovem dá geralmente emagrecimento, e a que surge depois dos quarenta está associada à obesidade. A do jovem necessidade tratamento com insulina, a outra é tratável geralmente só com dieta ou com dieta e comprimidos.
Em qualquer caso o objectivo do tratamento vai ser manter os níveis de açúcar no sangue ou glicemias, dentro dos valores que se aproximam do normal. Se o médico e o doente conseguirem este objectivo permanentemente, além de evitarem os sintomas do momento e os riscos de perturbações de consciência e coma evitam também as perturbações a longo prazo. Estas vão incidir sobre os olhos, os rins, os nervos periféricos e sobre as artérias pequenas e grandes de todo o corpo, nomeadamente as do coração.
Conhece os teus riscos:
  • História familiar. Há factores genéticos implicados no desenvolvimento quer da diabetes tipo I quer da tipo II. Se um ou mais dos teus pais e familiares sofrem da doença, faz regularmente um teste ao teu nível de flucose.
  • Idade. Quanto mais avançada for a idade, maior é o risco de contrair a diabetes.
  • Obesidade. Se o teu corpo estiver 20% acima do ideal, o teu risco de contrair diabetes na idade adulta aumenta.
  • Estilo de vida. Quanto menos te exercitares maior é o risco.

Sem comentários: