2011/06/18

CAIXA DE PERGUNTAS

Porque existe violência escolar?


A sociedade tem vindo a sofrer inúmeras transformações. A família, tem vindo a delegar a educação para a escola, por as crianças passarem lá a maior parte do dia. Contudo, nenhuma instituição poderá jamais substituir as condições educativas da família, nem deverá ser unicamente a escola a ensinar valores tão necessários para o normal desenvolvimento da criança tais como: a democracia, as regras para a sã convivência, o respeito pelo outro, a solidariedade, a tolerância, o esforço pessoal, etc. À escola não se pode pedir que além de ensinar os conteúdos programáticos exigidos pelo Ministério da Educação, tenha também que ter a função educativa que compete aos pais.

No meio de tudo isto, a verdade é que a violência continua a existir e a registar-se cada vez mais na população jovem e a escola não pode ignorar que os conflitos e problemas sociais existem. Pois é precisamente na escola que as crianças acabam por manifestar comportamentos que diariamente observam, no meio onde vivem. Meios esses onde abundam por vezes os maus tratos físicos e psicológicos, onde as privações, a promiscuidade, a baixa escolarização e a pobreza andam de mãos dadas.

Se alguma vez presenciares ou fores alvo de alguma ameaça ou agressão por parte de algum colega, não fiques calado/a. Se não te for possível resolver a questão pelos teus próprios meios, conta o sucedido ao teu profesor ou/e aos teus pais. Só tendo conhecimento da situação é que eles podem actuar e ajudar-te. Caso contrário estás a colaborar com o agressor… e a permitir que continue a fazer o mesmo. Não permitas que a tua escola seja insegura!

Sem comentários: