2012/09/17

QUESTÕES DO 1º CICLO- 4º ANO
Estas foram as questões que os alunos do 4º ano nos colocaram na “Caixa de Perguntas” do In…formando.
Como há algumas que são muito semelhantes, agrupámo-las por conteúdos para ser mais fácil responder.  
 
  • Se não comermos bons alimentos, engordamos e ficamos doentes?
  • Porque é que as crianças estão cada vez mais gordas?

O conceito de “bons alimentos” é variável de pessoa para pessoa… Pois não existem alimentos bons ou maus, mas apenas boas ou más dietas resultantes de bons e maus hábitos.
A maioria das pessoas tem pouca atividade física e come em excesso, o que leva à obesidade. Esta é a causa de numerosas doenças, como a hipertensão e outras doenças cardiovasculares, diabetes, artroses, dificuldades respiratórias, etc.
O consumo excessivo de gorduras e doces, são dos erros alimentares mais perigosos para a saúde. Podem provocar obesidade, diabetes, hipertensão e cancro.  Além disso, muito açúcar causa a cárie dentária.
O governo parece estar agora um pouco mais preocupado com o que se passa no país, em especial sobre a questão da obesidade infantil que é preocupante, incrementando nas cantinas escolares uma dieta mais saudável onde entrem os legumes, os cozidos e grelhados, saladas e frutas, aconselhando atividades nos recreios como havia antigamente (como jogar à bola, correr, saltar, etc.) e não ficarem em casa muito tempo paradas sentadas frente aos computadores. 
 
  • O que devemos fazer para ter uma alimentação saudável?
  • Porque é que é preciso ter uma alimentação saudável?
  • O que é que pode causar a má alimentação ao nosso corpo?
  • Se comermos um dia carne e outro peixe, carne, peixe, carne, peixe,…temos uma boa alimentação?
  • O que causa a má alimentação?
  • O que pode provocar a má alimentação?
 
A má alimentação acontece principalmente devido a maus hábitos alimentares, na maioria das vezes por haver excesso de alimentos pouco nutritivos e altamente calóricos, como por exemplo fast-food ou doces. Por outro lado há falta de exercício físico.A má alimentação pode causar diversas doenças, pois causa-nos desequilíbrios energéticos, que provocam distúrbios físicos e mentais, deixando-nos vulneráveis ao aparecimento de doenças, tais como:  obesidade, colesterol elevado, gastrite, diabetes e hipertensão.Uma alimentação saudável, consiste numa dieta composta por todos os tipos de nutrientes, tais como, proteínas, hidratos de carbono, gorduras, fibras, vitaminas, cálcio e outros minerais. Assim devemos variar o que comemos: os cereais, as carnes, (quer seja proveniente de peixes quer seja de outros animais), as verduras, os legumes e as frutas, alternando as cores dos alimentos. As vitaminas e minerais é que dão as diversas colorações aos alimentos. O facto de podermos alternar peixe com carne é bom, mas só por si não basta, é necessário não esquecer…, as verduras, as frutas, os cereais e os legumes. As sopas por exemplo, são  alimentos  que não devemos dispensar, por serem de fácil digestão e nutritivamente bastante ricos.
O nosso corpo é uma “máquina” que para funcionar bem, necessita de todos os nutrientes, em determinadas quantidades, de acordo com a nossa idade e atividade diária. Devemos procurar variar a nossa alimentação, (comer de tudo um pouco), sem abusos e sem exclusões, para que o nosso organismo obtenha todos os nutrientes de que necessita ao seu bom funcionamento.
  • Porque é que as pessoas se alimentam cada vez pior?
Cada vez mais, frequentamos  espaços onde se come mal, havendo mesmo problemas de
doença de chron (inflamação intestinal) relacionadas com esse género de alimentação. E não é de esperar outra coisa, pois as mostardas nos hamburgers, as batatas fritas, as colas, etc., são os alimentos de eleição dos jovens. A verdade é que tudo isto tem a ver com uma falta de EDUCAÇÃO ALIMENTAR e sobretudo falta de coragem política e económica para tomar medidas sérias sobre o assunto. Há outros interesses que falam mais alto e a saúde pública se degrada cada vez mais em Portugal.
 
 
  • Porque é que as pessoas deitam lixo para o chão?
Essas pessoas não respeitam o ambiente, nem tudo o que os rodeia. É uma questão de educação e de respeito para com as outras pessoas e evidentemente para com o próprio ambiente.
O local onde estamos e onde vivemos deve estar sempre limpo. O lixo traz doenças, mau cheiro e bichos nojentos... E fica feio, não é?!  O lixo deve ser sempre colocado nos locais próprios, para ser recolhido e poder ser tratado e reciclado.
  
  • Gostávamos de saber porque é que as pessoas poluem tanto o ambiente? 
As pessoas devem adquirir hábitos e rotinas diárias de educação e preservação ambiental que, devem começar por pôr em prática logo nas suas casas.
Por exemplo o que fazemos com o lixo? 
Para já é preciso saber que há vários tipos de lixo: o biodegradável e o não biodegradável. Sabes o que é que quer dizer "biodegradável"?
Quer dizer que é uma coisa que a própria Natureza faz desaparecer sem a ajuda das pessoas, desfazendo-se e desaparecendo sozinha.
Sabias que muito do lixo que existe por aí são coisas que o Homem produz e que não são biodegradáveis? É o caso dos plásticos, da esferovite ou do vidro.
E o que fazer com essas coisas? Reciclar!
Reciclar é transformar o lixo em coisas novas. Por exemplo, com garrafas velhas, recicladas, pode fazer-se vidro novo. Com papel usado pode fazer-se papel novo!
O lixo deve ser sempre colocado nos locais próprios, para ser recolhido e poder ser tratado e reciclado.
Por isso, não deites o lixo no chão! Leva-o contigo e deita-o no caixote, de preferência no caixote certo!
Não te esqueças de ensinar os adultos a fazer o mesmo. Ninguém gosta de sítios sujos e um mundo limpo é muito melhor! 

  • Porque é que a poluição  faz mal à saúde?
  • O que poderá acontecer aos nossos bisnetos se respirarem o fumo de todos os carros da rua?
  • O que acontece aos peixes depois de poluídos?
Poluição é a modificação de características de um ambiente de modo a torná-lo impróprio às formas de vida nele existentes. 
Grande parte das pessoas que dão entrada nos hospitais, sofrem de doenças causadas pela poluição e água contaminada. Estes casos passam-se sobretudo em regiões cujos esgotos não recebem qualquer tipo de tratamento e é despejado em rios, lagos, mares…
Entre as doenças relacionadas à contaminação da água as que mais matam estão a leptospirose (transmitida pela urina do rato), hepatite, diarreia e cólera.
Quanto aos animais que vivem em meios aquáticos poluídos (tais como os peixes), uns morrem e outros adoecem, podendo provocar doenças aos seres humanos que os consumirem. Claro que tudo depende o grau de poluição do meio.
A poluição do ar é um problema antigo que está relacionado com o progresso da civilização, e que além de ameaçar o ambiente, afeta a saúde do ser humano.
A poluição atmosférica caracteriza-se basicamente pela presença de gases tóxicos e partículas sólidas no ar. As principais causas desse fenómeno são a eliminação de resíduos por certos tipos de indústrias (siderúrgicas, petroquímicas, de cimento, etc.) e a queima de carvão e petróleo em fábricas, automóveis e sistemas de aquecimento doméstico.
 A poluição tem gerado diversos problemas nos grandes centros urbanos. A saúde do ser humano, por exemplo, é a mais afetada com a poluição. Doenças respiratórias como a bronquite, rinite, alergias e asma levam milhares de pessoas aos hospitais todos os anos.
A relação entre a baixa qualidade do ar e as doenças respiratórias, cardiovasculares. Quando respiramos a atmosfera poluída, o pulmão não funciona bem e tem dificuldade para filtrar o ar. Dessa forma chega menos oxigénio para o coração, que terá de trabalhar mais para compensar. Por isso, quem já tem um coração debilitado deve ter um cuidado maior.
Para respirar melhor, os especialistas aconselham a prática de exercício físico para diminuir o risco de complicações causadas pela poluição, porque aumenta a resistência cardíaca. O ideal é fazer exercício em parques e fugir das avenidas movimentadas. Quando não for possível, evitar os horários de congestionamento e procurar caminhar bem cedo ou à tardinha!...
  • Porque é que há tanta poluição no mundo?
  • O que é que provoca a poluição?
  • Porque é que o ambiente está seriamente ameaçado pelo ser humano?
  • O que tu queres fazer para proteger o ambiente?

Poluição nada mais é que a emissão de resíduos sólidos, líquidos e gasosos em quantidade superior à capacidade de absorção do meio ambiente.
Esse desequilíbrio interfere na vida dos animais e vegetais e nos mecanismos de proteção do planeta.

  • Quais os tipos de Poluição? 
Existem diversos tipos de poluição, poderíamos citar apenas algumas delas: Poluição atmosférica, aquática, sonora, luminosa, do solo, visual e radioativa. 
 
  • Como combater a Poluição? 
Podemos combater a poluição de diversas maneiras:
 * Evitando queimadas; 
* Sempre escolhendo andar de transporte coletivo a carro;
* não jogando lixo em rios, córregos ou lagos;
* Separando lixos recicláveis e muito mais... 
O clima também é afetado pela poluição do ar. O fenômeno do efeito estufa está aumentando a temperatura em nosso planeta.
Ele ocorre da seguinte forma: os gases poluentes formam uma camada de poluição na atmosfera, bloqueando a dissipação do calor. Desta forma, o calor fica concentrado na atmosfera, provocando mudanças climáticas. Futuramente, pesquisadores afirmam que poderemos ter a elevação do nível de água dos oceanos, provocando o alagamento de ilhas e cidades litorâneas. Muitas espécies animais poderão ser extintas e tufões e maremotos poderão ocorrer com mais frequência.
Apesar das notícias negativas, o homem tem procurado soluções para estes problemas. A tecnologia tem avançado no sentido de gerar máquinas e combustíveis menos poluentes ou que não gerem poluição. Muitos automóveis já estão utilizando gás natural como combustível. No Brasil, por exemplo, temos milhões de carros movidos a álcool, combustível não fóssil, que poluí pouco. Testes com hidrogênio tem mostrado que num futuro bem próximo, os carros poderão andar com um tipo de combustível que lança, na atmosfera, apenas vapor de água. 
Por que o mundo sofre com tanta poluição?
Os problemas de poluição global, como o efeito estufa, a diminuição da camada de ozônio, as chuvas ácidas, a perda da biodiversidade, os dejetos lançados em rios e mares, entre outros, nem sempre são observados, medidos ou mesmo sentidos pela população.
A explicação para toda essa dificuldade reside no fato de se tratar de uma poluição cumulativa, cujos efeitos só são sentidos a longo prazo. Apesar disso, esses problemas têm Poluição nada mais é que a emissão de resíduos sólidos, líquidos e gasosos em quantidade superior à capacidade de absorção do meio ambiente. Esse desequilíbrio interfere na vida dos animais e vegetais e nos mecanismos de proteção do planeta.
Porque é que a nossa poluição destrói a camada de ozono que protege a Terra?
A poluição do ar é causada por diversos agentes, como os veículos motorizados (principalmente os carros), queimadas de florestas e lixo, etc.. Tem como consequência imediata: dores de cabeça, desconforto, cansaço.
 O monóxido de carbono lançado ao ar, pode ajudar a acabar com a Camada de Ozono, que evita que raios ultravioletas cheguem até nós. Com a destruição da Camada de Ozono aumenta bastante o número de casos de câncer de pele, palpitações no coração, vertigens, diminuição dos reflexos e muito mais.
E como parece que anda muita gente preocupada com os problemas ambientais provocados pela poluição atmosférica aqui fica um filme bem humorado sobre o assunto...

Sem comentários: