2012/10/16

Pergunta: Porque é que as mulheres têm o período?


O período faz parte do ciclo natural do corpo de uma mulher, permitindo-lhe ter filhos. Quando o período começa a vir, é natural que não te passe pela cabeça ter relações sexuais ou engravidar, mas o período é o sinal de que o teu corpo está preparado para ambas as coisas.

Mal chegas à puberdade, um dos teus dois ovários liberta mensalmente uma célula reprodutora, chamada «óvulo».

O óvulo pode ser fecundado se tiveres relações sexuais e o esperma penetrar na tua vagina. Fecundando ou não, o óvulo passa pelas trompas-de- falópio até chegar ao útero.

Se o óvulo não for fecundado pelo espermatozóide, não pode dar origem a um bebé, pelo que se desprende, sendo reabsorvido pelo organismo. Entretanto, no interior do útero começa a formar-se uma camada de tecido, enriquecida com vasos sanguíneos, uma vez que se prepara para receber o óvulo fecundado, que assim, irá desenvolver-se.

Mas, se o óvulo não tiver sido fecundado, tudo isto se torna desnecessário. Então, esta camada de tecido liberta-se, originando uma pequena hemorragia, e, com a ajuda das contrações do útero, este sangue e a camada de tecido são expelidos do corpo. Dá-se a isto o nome de «período» ou «menstruação».

Este ciclo tem uma regularidade mensal e é controlado por hormonas, que são mensageiros químicos que percorrem todo o corpo através da circulação sanguínea.

O cérebro, por seu turno, liberta uma hormona que faz com que os ovários produzam estrogénio, uma hormona feminina.

É o estrogénio que dá início às modificações que ocorrem na puberdade. Os teus seios começam a crescer e, por vezes, a área à volta do mamilo começa a escurecer. Normalmente, é nesta altura que as raparigas crescem mais e a forma do seu corpo se modifica com o alargamento das ancas, dando-lhes forma de mulheres. Os pelos também começam a crescer entre as pernas e debaixo dos braços.

A partir do momento em que tudo isto se verifica, o teu corpo começará a ter, mensalmente, um ciclo menstrual.



Sem comentários: