2010/06/16

Porque é que uma pessoa tem gripe?
À partida, a gripe pode parecer uma simples constipação, mas pode conduzir a uma situação mais complicada. A gripe é uma infecção respiratória aguda que, nos casos mais graves, pode agravar doenças já existentes. À medida que a gripe contamina uma comunidade, o número de casos atinge o seu pico no prazo de três semanas e subsiste durante mais 3 ou 4 semanas. 20% a 25% da população pode ser afectada, com maior incidência nas crianças dos 5 aos 14 anos. As famílias com crianças são as mais atingidas pela gripe. É uma doença contagiosa, causada por três tipos de vírus influenza:
  • Tipo A – é o vírus predominante e o que está associado a epidemias mais perigosas;
  • Tipo B – também pode atingir níveis epidémicos, mas a doença que produz é geralmente mais moderada do que a causada pelo tipo A.
  • Tipo C – não está relacionado com nenhuma grande epidemia.
Manifesta-se inesperadamente, mas sobretudo no Outono e no Inverno através de dores de cabeça, arrepios e tosse seca, seguidos de dores corporais e febre.
Transmite-se através das mucosas dos olhos, do nariz e da boca. Depois do contágio, os sintomas aparecem geralmente dentro de 2 a 4 dias. A infecção é contagiosa até 3 a 4 dias depois dos sintomas aparecerem.
O tratamento consiste normalmente em descansar na cama, beber muitos líquidos e tomar medicamentos para aliviar a febre e outros sintomas. A recuperação ocorre em média, ao fim de uma semana.
Como medida de prevenção, os grupos de risco - os idosos, crianças e alguns doentes crónicos - deverão vacinar-se algumas semanas antes da época da gripe, o tempo necessário para estimular anticorpos suficientes para prevenir a infecção, ou atenuar os efeitos da doença.

Sem comentários: