2012/05/09


Pergunta: O que é um AVC?


Acidente Vascular Cerebral (AVC), é um derrame resultante da falta ou diminuição de irrigação sanguínea ao cérebro, que pode provocar lesão celular e alterações nas funções neurológicas. Alguns sintomas incluem alterações das funções motora, sensitiva, mental e percetiva, da linguagem. No entanto, esses sintomas variam muito em função do local e extensão exata da lesão.
As causas mais comuns são os trombos, o embolismo e a hemorragia.
A trombose acontece quando uma artéria por qualquer razão vai ficando cada vez mais estreita e acaba por fechar (a razão mais frequente é a aterosclerose).
A embolia acontece quando algo que circula na corrente sanguínea chega a uma artéria com menor calibre e a entope (mais frequentemente trata-se de coágulos de sangue que se formam nas artérias fora do cérebro ou no coração).
A hemorragia pode ocorrer devido a traumatismo craniano, por se verificarem alteração nas artérias, nomeadamente aneurismas, malformações arteriovenosas, mas mais frequentemente alterações causadas pela existência de hipertensão arterial.
O AVC  apresenta-se  como a 2ª causa de morte no mundo e é a principal causa de incapacidade neurológica dependente de cuidados de reabilitação e a sua incidência está relacionada com a idade.
É uma ameaça à qualidade de vida na velhice não só pela sua elevada incidência e mortalidade, mas também pela alta morbilidade que causa, implantando-se frequentemente em pessoas já com problemas físicos e/ou mentais.

Quais são os fatores de risco de AVC? 
§  Idade (acima dos 50-60 anos)
§  Sexo masculino (embora seja mais frequente nos homens, nas mulheres há mais mortalidade)
§  História de AVC na família mais próxima
§  Hipertensão arterial
§  Diabetes
§  Hiperlipidémia (“gorduras no sangue”)
§  Tabagismo
§  Alcoolismo (especialmente no caso do AVC hemorrágico)
§  Anticoncetivos orais (“pílula”)
 
O que é que me pode proteger de ter um AVC? 
·         Exercício físico regular de intensidade moderada pelo menos 3 vezes por semana
·         Consumo de pequenas quantidades de bebidas alcoólicas, especialmente o vinho tinto (só para o AVC isquémico, no caso do hemorrágico devem-se evitar completamente as bebidas alcoólicas)
·         Dieta rica em peixe, cálcio e potássio
·         Controlar os fatores de risco acima descritos
·         Seguir os conselhos do seu médico, especialmente no caso de ser hipertenso, diabético ou ter problemas de coração.


Sem comentários: