2012/05/10


Pergunta: «Em que idade aparecem os pelos em todas as partes do corpo nos rapazes?»

Assim como nas raparigas, os rapazes também passam por um período de grandes transformações físicas, sexuais e psicológicas chamado de puberdade. Esta etapa ocorre para a maioria dos rapazes entre os 12 e os15 anos, marcando o início da idade reprodutora.
 Mas essa idade pode variar; em alguns a puberdade pode começar aos 14 ou 15 anos e durar até os 18 ou 20 anos. Isso depende de fatores hereditários.
 A puberdade nos rapazes começa quando eles têm a primeira ejaculação, ou seja, na primeira vez que o sémen sai pelo pénis. Nas mulheres essa fase começa com a primeira menstruação. As mudanças nos rapazes são mais lentas que nas raparigas e podem levar até 3 anos para acontecer.


As  suas mudanças e transformações sexuais ocorrem em diferentes etapas:
     * Etapa I: Em geral ocorre aos 11 anos (pode variar dos 9 aos 13 anos). O pénis e os testículos são do mesmo tamanho que os de uma criança de 4 ou 5 anos; pode ter uma pequena quantidade de pelos no local.
    * Etapa II: Aos 12 anos (pode variar entre 10 e 14), os testículos começam a crescer, os pelos nascem em maior quantidade e o pênis continua do mesmo tamanho.
    * Etapa III: Em geral aos 13 anos (pode variar dos 11 aos 16 anos). Os pelos ficam mais grossos e já ocupam toda a região; o pênis começa a crescer, os testículos continuam aumentando e vão ficar 8 vezes maiores em 3 anos. A glande aumenta de tamanho, a pele muda de cor e aparecem umas dobras que aos poucos ficam mais escuras e grossas.
    * Etapa IV: Acontecem as primeiras ejaculações; mas a puberdade só chega ao fim aos 17 ou 18 anos (pode variar dos 15 aos 21 anos), quando os órgãos genitais tomam as formas dos de um adulto.

 Os rapazes também sofrem mudanças nas características sexuais secundárias, incluindo:
     * A voz fica mais grossa.
    * Aparecem barba e bigode.
    * Aparecem pelos nas axilas, abdómen e pernas.
 Todas essas mudanças são normais e características do desenvolvimento dos seres humanos.

Sem comentários: