2012/05/10


Pergunta: «Porque é importante conversar sobre sexualidade antes da adolescência?»

Sendo Portugal um dos países onde existem mais mães adolescentes, apesar da crescente informação disponibilizada na área da contraceção e das doenças sexualmente transmissíveis, os casos continuam a verificar-se, com todas as implicações negativas que acarretam, designadamente no campo psicológico e emocional.  

Este problema começa exatamente em casa, onde ainda se verifica uma grande relutância por parte dos pais e encarregados de educação em abordar temas ligados à sexualidade e ao planeamento familiar. Para começar, os jovens têm que aprender à sua custa que a reprodução e a sexualidade são duas áreas distintas da função sexual.





Na adolescência, as modificações corporais despertam novos desejos, sentimentos, medos e ansiedades. Tudo muda muito rápido, tão rápido que é difícil a adaptação a essas transformações, o que gera insegurança.
Contudo, não é só sobre sexualidade que é importante conversar. Buscar informações e orientações sempre, sobre todos os assuntos que lhe despertem dúvidas e/ou interesse é fundamental.  A orientação e a informação podem minimizar tudo isso, e ajudar o adolescente a viver essa etapa com menos dúvidas e medo, permitindo, assim, um crescimento saudável e feliz.

Sem comentários: