2012/05/10


Pergunta: «Porque é que aparece o período às meninas quando elas crescem?  
Qual é o nome do sangue que aparece nas raparigas?»

A menstruação também designada por “período”, é aquilo que transforma uma menina numa mulher, permitindo a esta engravidar.
Consiste numa perda de sangue vaginal que ocorre todos os meses, quando a mulher não engravida. Esta perda cíclica é resultante da expulsão do óvulo (que estava no útero e não foi fecundado), e consequentemente da descamação do endométrio – a parede que reveste o útero, e pode durar entre 2 e 7 dias, depende da mulher.

Pergunta: «Como é a primeira vez que aparece a menstruação?»


A primeira vez que a mulher menstrua denomina-se menarca, e nos meses seguintes é normal que o período não seja totalmente regular, podendo ocorrer duas menstruações no mesmo mês, ou passar 2 ou 3 meses sem perder sangue.
A menstruação surge em média aos 13 anos, havendo casos de meninas que menstruam aos 9 anos como só aos 16. Depende de mulher para mulher e não tem qualquer tipo de implicação no futuro, é quando o organismo está preparado.
Há também que ter em conta que diversos são os fatores que influenciam a menstruação e a sua duração, tal como alturas de maior de stress, mudanças de clima ou alterações alimentares.  
 Há mulheres que menstruam apenas 2 dias e com pouco fluxo, tal como, existem outras que conseguem estar 7 dias consecutivos com perdas abundantes de sangue. Ambos os casos são normais, depende de cada organismo.

O ciclo menstrual pode ser de 25 a 35 dias, mas a maioria das mulheres tem ciclos de 28 dias. Para saberes a duração do teu ciclo, conta os dias no calendário a partir do primeiro dia da menstruação até o último dia antes de descer de novo.
Deves considerar que o ciclo demora a regularizar de seis meses a dois anos depois da primeira menstruação.
Nos dois primeiros anos após a primeira menstruação é também normal o seu atraso. Nessa fase, é possível ficar até 12 meses sem menstruar. Mas atraso menstrual também pode ser indício de gravidez ou de algum problema com as tuas hormonas.
Se por acaso sofres de dores menstruais, quando estas forem mais intensas, faz repouso. Deita-te em posição fetal, com um saco de água quente na parte inferior do abdómen.






Pergunta: «O que fazem as raparigas quando aparece a menstruação?»


Convém praticar exercício físico, este liberta endorfinas, que funcionam como analgésicos naturais reduzindo a possibilidade de cólicas que são muito comuns entre as adolescentes, 6 a 12 meses depois do aparecimento da primeira menstruação e entre mulheres menstruadas.
Durante o período menstrual é importante ter uma boa higiene pessoal. Para tal existem os pensos higiénicos, os tampões e os protetores. Em média, o ideal é trocá-lo de três a quatro vezes por dia, mesmo nos dias de fluxo intenso.
Se não se mantiver uma boa higiene pessoal pode-se vir a ter algumas infeções vaginais.
A uretra feminina (canal por onde sai a urina) é bastante curta, mais do que nos homens, e a sua abertura (meato urinário ou orifício uretral) está situada perto do orifício vaginal. Na uretra podem existir micróbios que podem penetrar na vagina com relativa facilidade, provocando infeções vaginais.
 Mantiver os órgãos genitais limpos é fundamental, para evitar odores desagradáveis: recorrer à lavagem, sempre que se mudar de proteção. Se tal não for possível, limpar bem (da frente para trás). A sensação de limpeza é muito mais agradável!






Pergunta: «Durante a menstruação, a mulher não deve tomar banho ou lavar a cabeça


Errado. Afirmações como "uma mulher menstruada não pode tomar banho de chuveiro ou lavar a cabeça porque o sangue vai para a cabeça" ou que tomar banho neste período "provoca dores de cabeça porque a menstruação subiu à cabeça" não são verdadeiras. Pelo contrário, a higiene da mulher neste período deve ser ainda mais cuidada e a lavagem do órgão genital mais frequente pois o sangue acumulado na vagina, em contacto com ar produz um odor mais intenso e a falta de higiene neste período aumenta os riscos de infeção vaginal.
Lembramos ainda que durante a menstruação a vagina fica menos ácida, o que facilita o crescimento de agentes patogénicos.




Pergunta: «O que é o período fértil?»

Após a menstruação (mais ou menos 14 dias depois) ocorre a ovulação, que é quando o ovário libera o óvulo. Neste dia, alguns dias antes e alguns depois é o período fértil, quando a mulher está apta a engravidar.

Sem comentários: