2012/05/09


Porque há pessoas de outra cor?



A cor da pele é determinada pelo grau de pigmentação.
As diferentes cores de pele que observamos nas pessoas em praticamente todas as regiões do mundo, devem-se  à quantidade de certos pigmentos (substâncias coloridas) presentes nas camadas mais profundas de nossa pele. A melanina (pigmento castanho), o caroteno (pigmento amarela) e a hemoglobina (pigmento responsável pela cor vermelha do sangue).
É a luz do Sol que faz o organismo produzir melanina como uma espécie de proteção, pois quanto mais escura a pele, menor é a agressão causada pelos raios ultravioleta do Sol. Consequentemente, povos que vivem em lugares mais quentes e mais ensolarados acabaram desenvolvendo ao longo dos tempos uma pele mais escura, enquanto povos que habitam regiões geladas e com pouca incidência de luz solar ficaram com pele e cabelos mais claros.
No início, milhares de anos atrás, poderíamos distinguir as pessoas por três diferentes "linhagens" que se desenvolveram ao mesmo tempo. Esses grupos eram chamados de negroides (pele variando do castanho ao negro), caucasianos (peles mais claras e brancas) e mongoloides (pele mais amarelada ou castanha). Atualmente, devido a tantas mudanças e misturas ocorridas ao longo dos séculos, com todos os diferentes povos de várias partes do mundo dividindo o mesmo espaço, é praticamente impossível dividir a raça humana em diferentes grupos de acordo com a cor, e o conceito de diferentes "raças" parece estar a desaparecer. 


Sabias que:
  •     Ficarmos bronzeados também é uma defesa do organismo à exposição  solar?
 Embora seja temporária, essa proteção é ativada pelo organismo sempre que passamos muito tempo expostos à luz do sol, quando as células da pele passam a produzir mais melanina para deixar a pele mais escura. O organismo de pessoas muito claras, ou seja, com menos melanina no organismo não consegue produzir essa defesa, por isso essas pessoas tendem a sofrer queimaduras se ficarem expostas demasiado tempo à luz solar.

Sem comentários: